Deixe um comentário

Na História: Há 12 anos, Furacão conquistava o título do Campeonato Brasileiro

32950_13877716210_thumb-5-3

A partida final, em São Caetano do Sul, colocou frente a frente as duas melhores equipes do Campeonato Brasileiro de 2001, não apenas dentro de campo, mas também nos números. O São Caetano terminou a fase classificatória em primeiro e eliminou no mata-mata Bahia e Atlético Mineiro. Já o Furacão foi o segundo colocado e deixou para trás São Paulo e Fluminense, nas quartas de final e semifinal, respectivamente.

O Atlético Paranaense foi para o jogo decisivo com uma boa vantagem, por ter vencido o São Caetano na primeira partida da final, na Arena, por 4 a 2. Para sair com o título, o CAP podia até perder por um gol de diferença. Mas a derrota não passou pela cabeça dos jogadores atleticanos em São Caetano do Sul.
O time, que marcou 68 gols em 31 jogos na competição, tinha obsessão pelo ataque e mesmo sem precisar vencer, buscou o gol. As principais jogadas de perigo no primeiro tempo foram do CAP, comandado por Kleberson e Adriano no meio de campo, Kleber Pereira e Alex Mineiro na frente.
O Furacão foi para o intervalo com uma mão na taça, com o resultado parcial de 0 a 0. O nervosismo tomava conta da equipe mandante, que buscava um gol para se manter vivo na disputa. Mas quem balançou as redes em São Caetano do Sul foi o Atlético Paranaense.
Aos 21 minutos do segundo tempo, saiu o gol que fez explodir o torcedor atleticano de alegria e que garantiu o título ao Rubro-Negro. Kleber Pereira dominou no meio de campo e abriu na esquerda para Fabiano. O lateral avançou e bateu cruzado. O goleiro Silvio Luiz rebateu para o meio da área e o artilheiro Alex Mineiro não desperdiçou. 1 a 0 para o Furacão.
Com a vantagem ampla na soma dos dois placares (5 a 2), restou ao torcedor esperar o apito do árbitro para iniciar a comemoração que tomou conta de São Caetano do Sul e de Curitiba, onde milhares de atleticanos acompanhavam a partida em frente a Arena. O Natal de 2001 foi rubro-negro e a data de 23 de dezembro ficou na memória dos torcedores e na história do Atlético Paranaense.
Ficha técnica: São Caetano 0 x 1 Atlético Paranaense
Campeonato Brasileiro de 2001: Final – Segundo jogo
Data: 23/12/2001 [domingo]
Local: Estádio Anacleto Campanella [São Caetano do Sul]
Árbitro: Carlos Eugênio Simon
São Caetano: Silvio Luiz; Mancine, Daniel, Dininho e Marcos Paulo (Müller); Simão, Serginho (Bechara), Adãozinho e Esquerdinha (Marlon); Anaílson e Magrão. Técnico: Jair Picerni.
Técnico: Jair Picerni.
Atlético Paranaense: Flávio; Alessandro, Gustavo, Nem, Rogério Corrêa (Igor) e Fabiano; Cocito (Pires), Kleberson e Adriano; Kléber (Souza) e Alex Mineiro.
Técnico: Geninho.
Gol: Alex Mineiro (Atlético / 21’do 2º tempo)
Você pode rever os lances desta partida e de outros jogos históricos do Furacão em uma página especial no Portal do Atlético Paranaense. Para isso, basta clicar aqui ou acessar o Menu “Mídia” do Site Oficial e selecionar a opção “Gols e Melhores Momentos”.
Foto: Arquivo pessoal – Cocito
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s