Deixe um comentário

Clubes devedores serão vetados de torneios continentais pela Conmebol.

Federação Internacional dos Futebolistas Profissionais (FIFPro) apresentou proposta e comissão deve ser formada para levar assunto adiante em 2015.

Participante da Libertadores em 2014, Botafogo seria impedido pela nova regra caso ela fosse aprovada e o time se classificasse para a edição de 2015 (Celso Pupo/Fotoarena)
Participante da Libertadores em 2014, Botafogo seria impedido pela nova regra caso ela fosse aprovada e o time se classificasse para a edição de 2015 (Celso Pupo/Fotoarena)

 

Os clubes de futebol da América do Sul em situação de inadimplência com jogadores ou funcionários deverão ser proibidos de participar da Libertadores e da Copa Sul-Americana, os dois principais torneios do continente, em 2015. A ideia de vetar a os devedores foi apresentada pela Federação Internacional dos Futebolistas Profissionais (FIFPro), em reunião com a Conmebol, na última terça-feira (21), e, segundo o jornal Extra, do Rio de Janeiro, uma comissão envolvendo as duas partes será formada para levar o assunto adiante já na próxima temporada.

As partes não chegaram a esclarecer nem a debater como funcionaria a nova regra. As principais dúvidas são sobre os times que tomarão o lugar dos excluídos pela nova regra e sobre como avaliar corretamente as pendências financeiras dos times.

“Essas medidas vão obrigar os clubes a se organizarem e oferecerem somente aquilo que eles realmente podem cumprir”, disse o boliviano David Paniagua, secretário geral da FIFPro América, para o site oficial da organização. “Nós não podemos permitir que este problema se torne um assunto individual de cada federação ou associação. Se a Conmebol não intervier, será muito difícil implementar o fair-play financeiro”, continuou.

Segundo o Extra, as entidades farão uma nova reunião em dezembro para formalizarem a proposta, que deverá então ser referendada pelo Comitê Executivo da Conmebol.

Se a Libertadores 2014 começasse neste momento e com as regras já funcionando, dois dos quatro clubes brasileiros classificados para a competição seriam vetados.

Segundo levantamento do UOL, Cruzeiro, Internacional, Grêmio e Atlético-PR mantêm todos os salários em dia, enquanto Atlético-MG e, mais notoriamente, o Botafogo, enfrentam problemas de atrasos no pagamento aos atletas.

Fonte: FOX SPORTS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s