Deixe um comentário

Parabéns, “Baixada 100 anos”; estádio com história, alma e emoção. Gratidão eterna a Joaquim Américo.

www.confrariadoatletico.com
 

Primeiro jogo da praça de esportes de Joaquim Américo Guimarães foi com o Flamengo, em 06 de setembro 1914. De uma chácara alugada em 1912, o estádio somente recebeu seu primeiro jogo dois anos depois em amistoso entre o Internacional e Flamengo.

O Internacional Foot-Ball Club, uma das equipes que deu origem ao Atlético, foi fundado em 1912, mesmo ano em que foi alugada uma chácara no Água Verde, local onde seria construído o novo estádio da Baixada. Em agosto de 1913, o presidente Joaquim Américo Guimarães iniciou a construção de uma arquibancada de madeira coberta, uma estrutura inédita no futebol paranaense. Com tudo preparado, faltava apenas a inauguração oficial da casa do então alvinegro curitibano.

O adversário escolhido foi o Flamengo, que fazia na época sua primeira excursão com a equipe de futebol. Vestindo uma camisa no padrão “cobra-coral”, com listras finas brancas separando as faixas horizontais em vermelho e preto, os cariocas chegaram a Curitiba como a grande força do Rio de Janeiro. A diferença de nível técnico entre as equipes era grande, e o Fla não teve dificuldades para golear o Internacional-PR por 7 a 1, no dia 6 de setembro de 1914.

O primeiro gol da história da Baixada foi marcado pelo atacante Alberto Borgerth, do Flamengo. O jogador anotou mais um tento e o placar foi completado por Arnaldo, Píndaro, Bahiano, Galo e Julio Nascimento (contra). O gol de honra do Internacional-PR foi marcado por Antonio Portes. Dez anos depois, o Internacional-PR acabou se fundindo com o América, equipe que havia surgido de dentro do próprio alvinegro. O resultado foi o Clube Atlético Paranaense, que passou a mandar suas partidas no Água Verde.

O primeiro jogo como Atlético aconteceu no dia 6 de abril de 1924, um amistoso diante do Universal. O resultado foi uma vitória por 4 a 2, com dois gols de Ary, um de Marreco e um de Malello. Como curiosidade ficou o fato dos atleticanos terem usado as camisas do extinto Internacional, medida de emergência pelas novas vestimentas rubro-negras ainda não terem ficado prontas. A estreia do manto vermelho e preto aconteceu apenas duas semanas depois, no Torneio Início que marcou a abertura do Campeonato Paranaense de 1924.

O primeiro gol vestindo vermelho e preto fosse justamente sobre aquele que viria a ser o grande rival atleticano: uma vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba marcou o primeiro embate pela competição. A estreia oficial do Atlético na Baixada aconteceu no dia 18 de maio, contra o modesto Campo Alegre, que debutava no Campeonato Paranaense. A vitória veio sem grandes dificuldades: com dois gols de Marrequinho, um de Ary e um de Motta, os rubro-negros triunfaram por 4 a 1. A história estava apenas começando a ser escrita na rua Buenos Aires.

confrariadoatletico.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s