Deixe um comentário

Ganhamos a Copa !!! Por Cahuê Miranda

10347396_858487800848071_6961644578524044848_n

Para Curitiba, a Copa do Mundo de 2014 já é história. Alguém vai dizer que foram apenas quatro jogos. Bobagem. Nada neste Mundial do Brasil combina com a palavra apenas. Agora, quase todos ficaram querendo mais. Mas a participação curitibana foi na medida, adequada à importância que grande parte da população e os administradores da cidade deram ao evento.
Por aqui, a histeria anticopa que tomou conta do país antes do Mundial foi multiplicada. Contaminada por clubismo cego, oposicionismo barato, oportunismo tacanho, quase pôs tudo a perder. Curitiba, a cidade que mais poderia oferecer à Copa e mais poderia ganhar com ela, por pouco não foi excluída. E mesmo mantida, não conseguiu aproveitar todo o potencial do maior e mais apaixonante evento do planeta.
Mesmo assim, é claro que a passagem da Copa do Mundo por aqui valeu a pena. Quem viu as torcidas da cidade confraternizadas, a colorida multidão de estrangeiros, a alegria dos nigerianos, equatorianos, australianos, argelinos, brasileiros não tem o direito de negar. E quem fizer as contas de quanto a cidade investiu e quanto está arrecadando, também não.
Quem ainda não sabia, deve ter percebido. Mesmo que a Fifa seja corrupta, mesmo que os políticos e empreiteiros sejam desonestos, mesmo que muita coisa na organização do evento esteja errada, a Copa do Mundo é o espetáculo mais bacana, bonito e lucrativo do planeta. É a mais bela celebração de paz entre os povos que o planeta conhece. Algo que é impossível medir em valores monetários.
Foi tudo isso que Curitiba quase deixou escorrer por entre os dedos. Mesmo tendo as melhores condições de aproveitar. Condições essas dadas por todas as características da cidade, mas principalmente por seu projeto mais criticado e confrontado: a Arena da Baixada.
Curitiba pôde receber a Copa com o menor investimento em estádio de todas as cidades-sedes. Com a Arena já parcialmente concluída, não precisou investir em imóvel, nem em projetos para a praça esportiva. Estado e município precisaram se comprometer apenas com dois terços dos custos de conclusão e adaptação da praça às exigências da Fifa. Perto do que as outras cidades e estados tiveram que investir, foi melzinho na chupeta.
Ainda assim, a Arena da Baixada enfrentou feroz e massacrante oposição. Da mídia, da opinião pública, de alguns órgãos públicos que tiveram sua atuação contaminada pelo clubismo inconsequente de seus gestores, de políticos que subiram na prancha do populismo pra tentar pegar a onda da gritaria anticopa. Que linda vaca eles tomaram.
Até o atual governador, que quando prefeito ajudou encontrar a fórmula que permitiu ao poder público apoiar o projeto sem comprometer o orçamento da cidade, preferiu, às vésperas do evento, jogar para a plateia e se dizer arrependido… Vai entender.
Mesmo dentro do Atlético, o clube que mais se beneficiou com o Mundial, o projeto da Arena da Baixada na Copa enfrentou oposição. Negligenciado por três anos por uma diretoria que se declarava abertamente contra a Copa, o projeto quase foi jogado fora por um grupo de conselheiros que, diante do dilema de apoiar um adversário interno ou vender o futuro a uma empreiteira, preferiram votar por projeto nenhum. Por abandonar tudo o que o clube tinha feito até então e jogar fora a mais incrível chance que ele já teve.
Ainda bem que o bom senso venceu. Que sofrida, dramática e maravilhosa vitória foi o chute inicial do jogo entre Irã e Nigéria. Que redentor foi o apito final para Argélia e Rússia. Ganhamos a Copa do Mundo! Curitiba ganhou. O Atlético ganhou. Com um golaço histórico de Mario Celso Petraglia.

 

SRN

Cahuê Miranda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s