Deixe um comentário

Lucas Olaza: Raça uruguaia inspirada no futebol brasileiro

olaza

A fala comedida comum a qualquer jovem de 19 anos de idade esconde um pouco o talento e a raça uruguaia que acompanham o lateral-esquerdo Lucas Olaza dentro de campo. Ser uruguaio, aliás, é um sentimento que ele não nega. Faz parte da mística da Seleção Celeste, que ele ajudou a levar à decisão do último Mundial Sub-20, realizado ano passado na Turquia. Mas a inspiração do agora jogador do Atlético Paranaense não fica presa apenas ao país cisplatino. Ela também está no futebol brasileiro, onde ele agora tem a chance de disputar pela primeira vez o que chama de “o principal campeonato do continente”.

“Estou trabalhando o melhor possível para isso” – conta o jogador, que chegou no início deste ano ao CT do Caju. “O Brasileirão é o melhor campeonato da América do Sul. Por isso, espero estar pronto para quando tiver a oportunidade de jogar. Farei o meu melhor para ajudar o time ao máximo” – promete. Um legítimo sentimento de equipe, comum no estilo de jogo do país vizinho e que ele importa até mesmo para falar da concorrência para alcançar a meta pessoal. “A disputa que o Natanael e eu temos pela posição é tranquila. Ele é um grande jogador e um grande parceiro. Tanto ele quanto eu trabalhamos muito pelo time” – explica Olaza.

Discurso cuidadoso para falar dos companheiros que é justificado pelo agradecimento e respeito àqueles que o têm ajudado a se adaptar aos costumes daqui do Brasil. Já são quatro meses de aprendizado. Com ele, pouco a pouco a língua castelhana foi dando lugar ao “portunhol”, que agora já começa a ganhar sotaque do português brasileiro em algumas frases. “O idioma agora está mais fácil. É claro que ainda há palavras novas para mim. Mas graças à ajuda aqui dos companheiros, pude me adaptar muito rápido e muito bem” – garante.

24npd81

Falar espanhol agora, só mesmo em casa – onde mora com a mãe, que veio do Uruguai especialmente para acompanhar os passos do filho. As conversas com a irmã e o cunhado conterrâneo Matías Mirabaje também são no idioma natal, assim como alguns diálogos com o espanhol Fran Mérida, outro companheiro de time. “Aqui no Atlético, todos nós do elenco somos muitos amigos” – comenta Olaza. “Nós nos damos muito bem até porque trabalhamos forte pelo mesmo objetivo, que agora é brigar pelas primeiras posições do Campeonato Brasileiro” – explica.

E se chegar às primeiras posições do BR-2014 é a meta, a inspiração não pode deixar por menos. Do Uruguai, onde disputou três ligas nacionais pelo River Plate de Montevidéu – em uma delas, levou o time à Copa Sul-Americana de 2013 – traz algo que pode fazer a diferença em um futebol tradicionalmente conhecido por contar com jogadores talentosos: “Ter um time de boa marcação pode ser muito importante num campeonato como Brasileiro, já que os times daqui costumam ter muito bons atacantes, que podem decidir jogos” – alerta.

Do Brasil também vem inspiração. Na verdade, foi justamente do Campeonato Brasileiro que o ídolo de Olaza no futebol despontou para a carreira. O atleticano é fã do lateral-esquerdo Marcelo, que defende o Real Madrid e deve ser o nome confirmado pelo técnico Luiz Felipe Scolari na convocação do próximo dia 7 para a Copa do Mundo 2014. “É um jogador completo, de muita potência e técnica. Costumo prestar muito atenção na forma como ele joga, da qual gosto muito” – justifica.

Um exemplo e tanto, até se chegar à Seleção Uruguaia principal for uma das pretensões futuras do atleta rubro-negro. Em 2006, Marcelo tinha 18 anos de idade quando ainda defendia o Fluminense. Naquele ano, foi eleito o melhor lateral-esquerdo do Brasileirão. Feito este que o ajudou a trilhar o caminho rumo à titularidade na Seleção Canarinho. Se Olaza seguir o mesmo caminho do ídolo, bom para ele e bom para o Atlético Paranaense.

Fotos: Gustavo Oliveira/Site Oficial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s