2 Comentários

Atleticano, pode sorrir: o futuro já chegou! por Rafael Lemos

Rafael Lemos logoDe repente, Mario Celso Petraglia passava a mão numa folha de rascunho e com uma caneta – comunzinha, já sem tampa, dessas catadas a esmo – ia rabiscando no papel o que viria a ser o futuro do Clube Atlético Paranaense. Eu e meus amigos cansamos de ver essa cena. A folha e os rabiscos. A folha, os rabiscos e os planos. “Aqui é a Série A” – e lá o Petraglia rabiscava 20 posições, a representarem os Clubes. Depois fazia um risco dividindo os 12 primeiros dos 8 últimos. “Nós estamos aqui!” – e reforçava o traço na altura do 13º lugar. Aí acrescentava “Mas temos de passar pra cá!” – e fazia uma flecha que saía do 13º lugar para o Grupo dos 12. Depois circulava várias vezes o Grupo dos 12 como se quisesse dizer: “Temos de entrar aqui e não sair nunca mais! Nunca mais!”.

– Mas como fazer isso, Presidente? – perguntava algum dos amigos.

– Não perdendo o bonde da História!

– E que bonde é esse, MCP? – queria saber um dos presentes.

– O bonde da História – em se tratando de futebol brasileiro – se chama COPA DO MUNDO DE 2014!

E ao afirmar isso, Petraglia dava início a discursos inflamados nos quais ele costumava sustentar uma verdade que, para ele, era a pedra fundamental da construção do futuro: “Quem pegar o bonde e fizer os Estádios, fica grande, fica no Clube dos 12, fica no topo da lista. Quem perder o bonde, NUNCA MAIS! Vai passar a ver os adversários de binóculos, tamanha será a distância entre os que pegaram o bonde da História e os que ficaram a ver navios!”

 

Essas conversas aconteciam em 2009-2010. Hoje, Às vésperas da Copa do Mundo de 2014, constatamos – uma vez mais – que Mario Celso Petraglia estava certo. Os que pegaram o bonde da História já estão maiores do que os rivais que o perderam. No caso de Curitiba, o Clube Atlético Paranaense – que no próximo dia 26 completa 90 anos – já se encontra a anos-luz de seus “co-irmãos”, Coritiba e Paraná. Distância que só aumentará.

 

E essa distância não se baseia apenas no valor venal e imobiliário dos patrimônios, mas, sobretudo, no potencial de esses patrimônios virarem receita. E eis aqui a tacada maior do Mestre Petraglia: construiu a gigantesca Arena da Baixada para o futebol – o que já garantirá aportes imensos de recursos – mas também a construiu com vistas a torná-la palco de incontáveis e variados eventos esportivos e culturais, numa Curitiba carente de espaços para abrigar tudo isso. De quebra e para os mesmos fins, Petraglia vai construir a Areninha (inauguração prevista para 2015) e como parceira do Atlético trouxe ninguém menos do que a AEG, Empresa norte-americana que tem parceria, por exemplo, com o Los Angeles Lakers, franquia mais famosa da liga americana de Basquete. 

 

Mario Celso Petraglia e seu Clube Atlético Paranaense gigante pegaram o bonde da História, definitivamente. Os críticos que nada fizeram, fazem ou farão poderão dizer, como aliás já andam dizendo “O CAP está seriamente endividado até 2027!”. Grande bobagem. 

 

As receitas que serão geradas pelo Complexo Arena da Baixada e Areninha sobrepujarão em muitas  vezes as dívidas contraídas. Os empréstimos serão pagos, a receita excedente virará time, os títulos virão e – mais importante do que isso – o futuro do Atlético Paranaense já chegou. O que era sonho de um louco virou realidade.

 

Por isso, o Atleticano Mario Celso Petraglia está sorrindo. Por isso todos nós Atleticanos podemos sorrir também: o futuro para nós chegou pelo menos 50 anos mais cedo do que para nossos pobres adversários que – sucateados, enfraquecidos e sem horizontes – continuam a ver navios (ou a nos ver pelos binóculos).

mg_2310

P.S.: Aprofundando o tema, convido o leitor a acessar o texto:

Anúncios

2 comentários em “Atleticano, pode sorrir: o futuro já chegou! por Rafael Lemos

  1. Parabéns. Belo texto, um pouco de história.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s