1 comentário

COPA GIGANTE! por Roberto Bonnet

Bonnet1 Falar em Copa é falar em MCP! Estão vinculados desde o início. Na primeira tentativa (em 2006, quando a Copa foi para Alemanha), ele já tinha pronto a única Arena do Brasil a receber jogos, pelo antigo caderno de encargos da FIFA.

Passou o tempo, colocou novamente a Arena abaixo ( duas vezes em aproximadamente 15 anos), mudaram-se os cadernos de encargos com nova…s exigências, foi taxado de louco, brigou para garantir a Copa em nossa aldeia (2009), liderou um grupo de conselheiros e disse não a OAS (2011) e aos vendilhões do templo, ganhando o seu formato de projeto para a construção visando a Copa de 2014.

Uma autogestão que viabilizou a construção de uma nova Arena, ou seja, de forma INDEPENDENTE (a única que não depende de empreiteiras para a gestão do complexo multiuso) e sem qualquer relação com a demolida Arena de 1999 (que representou apenas 20% das obras atuais). Uma nova Arena com 137.000 m2 de área, moderna e com certeza a mais bonita dentre as 12 cidades-sedes.

Um salto de qualidade impressionante, um verdadeiro teatro dos sonhos, uma CATEDRAL!

Muitos jogaram contra a Copa em nossa Arena. Atrapalharam em muito, criaram obstáculos, conseguiram atrasar o cronograma, mas não conseguiram vencer a guerra!

Mas para esses muitos, lembramos que aquele espaço, situado no bairro da Água Verde, próximo de 60% da rede hoteleira e de vias de circulação e mobilidade, será um ponto turístico, muito além do futebol. Um complexo multiuso, que trará muito mais para a cidade e estado, do que a Copa para o CAP!

Turistas virão para visitar nossa estrutura, consumirão produtos, serviços e a Gastronomia ali presente. Muitos passarão o dia na estrutura, gerando receitas para o CAP, para a cidade e ao Governo do Estado. Irão consumir nossa cidade e estado na Copa e no Pós-Copa. Não teremos apenas o Jardim Botânico, Ópera de Arame, Pedreira e Parques, mas também um Complexo esportivo e multiuso moderno, que ficará para nossa cidade, como mais um ponto a ser visitado, colocando a cidade no mapa de eventos esportivos e culturais!

Sim, o Estado e o Município também irão ganhar, pois esses turistas vão consumir Curitiba e outros pontos turísticos do Paraná (Foz do Iguaçu, Morretes….). Deixarão seus dólares, euros, libras em nossa cidade e levarão a imagem, com a participação da Arena, de uma cidade vanguardista, referência e protagonista!

Novamente sim, o Estado e o Município também irão ganhar na geração de empregos. Muitos empregos diretos e indiretos, serão gerados neste complexo multi-eventos, baixando assim as taxas de desemprego com a geração de novos empregos, girando a economia e desenvolvendo, treinando, qualificando e educando as pessoas envolvidas. Geração de empregos formais, diminuindo a informalidade e a criminalidade.

Cada vez que Curitiba ou o Paraná forem vinculadas pelas mídias internacionais – pontos turísticos -, com certeza estará a imagem da Arena exposta nas principais redes mundiais, valorizando ainda mais a marca do CAP, de nossa cidade, de nosso Estado. Respeito e credibilidade internacional, colocando nossa cidade novamente no mapa mundial de obras marcantes e que fazem diferença!

Onde se têm geração de receitas (comércio na Arena – Restaurantes, Lojas, Lanchonetes, Exposições, shows entre outros), também terá aumento da arrecadação de impostos (ICMS, ISS, Alvarás de funcionamento, Lei Rouanet de apoio a cultura…..), que poderão ser convergidos para a reforma e construção de novos postos de saúde, escolas, segurança…..ou seja, oriundos de uma obra, que foi a mais criticada e vigiada do Brasil.

E tudo isso através de uma Copa, que a médio e longo prazo, podemos dizer que foi benéfica aos participantes (TRIPARTITE).

Para isso o sacrificio momentâneo, para que futuramente neste acordo TRIPARTITE, todas as partes venham a ganhar (turismo, geração de emprego, exposição na mídia internacional, receitas).

Não vai ser apenas o CAP que vai lucrar com o Pós-Copa, mas sim toda uma cidade e um estado. Um legado que poucos enxergam, por que não aparece a curto prazo!

Por que as mídias locais ao invés de jogar contra, não vinculam que teremos também aspectos positivos (emprego, receitas, turismo) e que esses ganhos serão também tripartite?

Esse sim um legado duradouro, de uma COPA nascida do sonho de um gigante e visionário EMPRESÁRIO ( em caixa alta, para lembrar a Presidenta Dilma, que acreditou e confiou nele!), que quando ninguém acreditou, ele foi lá e fez! A Copa só será GIGANTE, por que por trás das obras, do sonho, da realização se encontra Mario Celso Petraglia. Obrigado Presidente!

#copagigante

Anúncios

Um comentário em “COPA GIGANTE! por Roberto Bonnet

  1. PARABÉNS BONNET PELO BELO TEXTO BEM COLOCADO EM TODAS AS QUESTÕES SRN BJOKAS RNEGRAS.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s