Deixe um comentário

Fundações pelo mundo: Saiba mais sobre ações da Fundação Barcelona

33036_13893536830_thumb-5-3

O Atlético Paranaense criou sua própria fundação, a FUNCAP. Já prevista no Estatuto do Clube, a fundação é um passo importante para o futuro e a consolidação da marca do CAP. A ideia, definida em Estatuto, é criar e desenvolver programas na área social, educacional e cultural.

A prática já é comum em grandes clubes da Europa como Barcelona, Real Madrid, Milan, Manchester United, Ajax, entre outros. O Site Oficial do CAP trouxe na última sexta-feira (3) exemplos de ações sociais e educacionais feitas pelo Real Madrid.
Nesta segunda-feira (6), os exemplos são da Fundação Barcelona. Veja abaixo, matérias que falam sobre algumas das ações do Barça:
Instituto Neymar Jr. e Fundação Barcelona assinam acordo de colaboração
05 de Dezembro de 2013 às 15h59
O Instituto Neymar Jr. e a Fundação Barcelona assinaram nesta quinta-feira um acordo de colaboração para implementar conjuntamente projetos que fomentem o esporte como ferramenta de integração social para crianças e jovens.
O acordo beneficiará meninos e meninas que fazem parte do Instituto e os países da América do Sul nos quais a Fundação Barcelona está presente, anunciou a entidade catalã em comunicado. O Instituto Neymar Jr. é um complexo educativo em fase de construção que, com 8.400 metros quadrados, terá salas de aula, campos e piscina, e oferecerá atividades esportivas às crianças carentes de Praia Grande, em São Paulo.
O projeto também cuidará do bom rendimento escolar de seus 2.500 beneficiados, oferecendo aulas de reforço e outras atividades educativas. Um dos principais objetivos deste acordo, além de incentivar o esporte e os valores, é o de promover sinergias entre os projetos de ambas entidades.
De fato, esta aliança começará com a implementação do projeto FutbolNet, da Fundação Barcelona, nas sessões de futebol do Instituto, em fase final de construção na Praia Grande.
A Fundação Barcelona investirá nas obras do Instituto e na compra de materiais esportivos que serão utilizados pelos beneficiados da entidade social de Neymar e suas famílias. O atacante do Barça participará das diferentes ações que as entidades realizarão no marco deste acordo, tanto no Brasil como em vários países da América do Sul.
O acordo tem vigência até o final da temporada 2017-18, coincidente com o tempo contrato de Neymar com o Barça, embora também se preveja sua aplicação para além da vinculação do jogador com o clube. Para Neymar da Silva Santos, pai do jogador e vice-presidente do Instituto Neymar Jr., este acordo é uma mostra da importância do compromisso com o município de Praia Grande. “Para nós é um orgulho muito grande ter um acordo com a Fundação Barcelona. O importante aqui é poder ajudar estas famílias e oferecer um futuro melhor a suas crianças através do esporte. Meu filho não teve um lugar como este. Espero que este seja só o começo de um acordo bem-sucedido”, declarou.
Já o presidente do Barcelona, Sandro Rosell, assegurou que é um orgulho poder trabalhar com a fundação que leva o nome de seu jogador. “Trabalharemos intensamente para transmitir os valores do Barça às crianças brasileiras, os mesmos valores que Neymar representa, dentro e fora do campo”, concluiu.
Intel doará um computador a cada gol feito pelo Barcelona
A ação de marketing da empresa americana tem um caráter beneficente
19 de dezembro de 2013 às 09h54
A Intel, a mais nova patrocinadora global do Barcelona, anunciou que irá doar um computador para a Fundação Barcelona a cada gol que a equipe catalã fizer nos próximos dois meses.
A campanha será ativada no jogo entre Barcelona e Villareal, marcado para o próximo dia 27, e se encerrará no dia 14 de fevereiro. O clube tem nove partidas marcadas nesse período.
A Fundação Barcelona deverá doar os computadores à diversas organizações socias da Catalunha. A organização beneficiada será anunciada antes do início de cada jogo.
Fundação FC Barcelona e UNICEF reforçam sua parceria em prol das crianças de quatro países
Serão apoiados programas de educação e esportes no Brasil, China, Gana e África do Sul
11 de Maio de 2012
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Fundação FC Barcelona (FCB) reforçaram hoje seu compromisso para melhorar a vida de milhões de crianças e adolescentes por meio do esporte e da educação. O acordo foi celebrado no estádio do clube de futebol, na cidade de Barcelona, na Espanha, com a presença do diretor executivo do UNICEF, Anthony Lake, do vice-presidente da Fundação FC Barcelona, Ramon Pont, do jogador Marc Bartra e de 75 crianças, que discutiram a importância do esporte na vida de meninos e meninas.
“O FC Barcelona está altamente comprometido em trabalhar com o UNICEF para difundir a mensagem global sobre a importância das questões que afetam a infância e para promover a educação e o esporte”, disse Ramon Pont, vice-presidente da Fundação FC Barcelona.
O UNICEF reconhece o papel fundamental do esporte e da atividade física na vida das crianças e dos adolescentes. A participação dos jovens no esporte e lazer contribui para seu desenvolvimento físico e pode ensinar valores e hábitos básicos, tais como liderança, disciplina, trabalho em equipe, justiça e respeito pelos outros. Esporte e lazer também podem ajudar a combater a discriminação e a exclusão de grupos menos favorecidos, incluindo crianças com deficiência.
“Toda a equipe do UNICEF está encantada com a parceria com o FC Barcelona. Por essa parceria, o UNICEF e o FC Barcelona têm o compromisso de prover para milhões de crianças a oportunidade de receber educação e experimentar a felicidade dos esportes, e aprender valores positivos por meio de educação física, esportes e lazer”, disse Anthony Lake, Diretor Executivo do UNICEF, em sua primeira visita à sede do FCB.
Marc Bartra, Ramon Pont e Anthony Lake responderam perguntas de crianças do Centro de Educação Infantil e Primária Pégaso, de Barcelona. Os estudantes perguntaram sobre o UNICEF, crianças de outros países, futebol e sobre por que o FCB é parceiro do UNICEF.
O FCB contribui com um total de 1,5 milhão de euros por ano para apoiar o trabalho do UNICEF com o objetivo de alcançar milhões de crianças em 16 mil escolas em quatro países: Brasil, China, Gana e África do Sul. Mais de 5 mil professores e técnicos deverão ser capacitados, e os esportes e os valores do esporte serão integrados nos programas escolares. Escolas também serão equipadas com materiais esportivos e suas infraestruturas para os programas de educação física, esporte e lazer deverão ser melhoradas.
Fundação Barcelona lança projeto social no Complexo do Alemão
Programa Fut Net atenderá a 400 crianças e tem como intenção inserir valores de cidadania através do futebol
05 de julho de 2012 às 14:54
A Fundação Barcelona, em parceria com a Fundação Mapfre e a Secretaria de Esporte e Lazer da cidade do Rio de Janeiro lançaram nesta quinta-feira na Vila Olímpica Carlos Castilho, no Complexo do Alemão, o programa Fut Net. A intenção do projeto é inserir valores de cidadania, coletividade e respeito ao próximo através do futebol.
A solenidade de lançamento contou com a presença do ex-jogador do Barcelona, Belletti, e da filha do rei Juan Carlos, da Espanha, a infanta Helena de Bourbon. O Fut Net atenderá a 400 crianças do Complexo do Alemão em suas atividades.
– O futebol é uma ferramenta que pode ser usada na construção de um bom cidadão. O esporte me ensinou muitos valores, nao só como jogador mas também ajudou a formar o home que sou hoje em dia. Valores como respeito ao próximo, disciplina, trabalho, tudo isso pode ser inserido nestas crianças através do futebol – afirmou Belletti.
O Fut Net apresenta às crianças algo muito além do futebol competitivo. A cartilha do projeto, apresentada pela Fundação Barcelona, leva em consideração outros aspectos para se determinar um vencedor. As equipes, obrigatoriamente, devem possuir uma jogadora mulher e os gols só passam a contar após o primeiro gol ser marcado pela menina do time. Além disso, as partidas não têm a presença de árbitros e as marcações de faltas e outras divergências são resolvidas através da conversa entre os próprios jogadores.
– Isso faz com que esta criança se transforme em um adulto que saiba resolver os seus problemas cotidianos na base do diálogo, e sem a imposição de sua opinião pela força – explicou David Palmeira, vice-presidente do Movimento Social Cultural do Complexo do Alemão.
Outro aspecto interessante é que um tema social é abordado e discutido pelos jovens nos intervalos dos três tempos das partidas. As equipes somam pontos conforme o desempenho nestes quesitos e, em alguns casos, nem sempre o time que anota mais gols é o vencedor.
– Não se trata de algo competitivo. Até mesmo no início essa metodologia importada do Barcelona foi difícil de ser assimilada até mesmo pelos instrutores. Mas com o tempo acabou se tornando algo natural, que caiu no gosto das crianças – disse Palmeira.
O objetivo final não é achar jogadores para o Barcelona, mas formar uma geração de bons cidadãos para o futuro.
– A maior parte dos que estão aqui não se tornarão jogadores profissionais, mas podem ser craques em suas vidas pessoas e em outras profissões – completou Belletti.
O projeto Fut Net conta com investimento de US$ 1,5 milhão (R$ 3 milhões) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s