Deixe um comentário

FUNCAP – UMA FUNDAÇÃO A SERVIÇO DO FUTURO DO ATLÉTICO

1457756_704347999587189_593380149_nO Conselho Deliberativo aprovou ontem o Estatuto da FUNCAP. A criação da fundação já estava prevista no Estatuto do nosso clube. É um passo importante para o futuro e a consolidação da marca do Clube Atlético Paranaense.

O Clube será o instituidor da FUNCAP, assim que houver a aprovação prévia do Ministério Público. As receitas das escolas f…uracão servirão de dotação patrimonial mínima, exigida por lei. Depois a própria FUNCAP vai articular suas receitas, sustentando-se para cumprir as diretrizes fixadas no Estatuto aprovado. A FUNCAP atuará apenas nos espaços em que o clube tem dificuldade de operar, especialmente no atual ambiente hostil aos clubes de futebol profissional. A ideia, definida em Estatuto, é criar e desenvolver programas na área social, educacional e cultural. Além de doações, vamos buscar recursos em leis de incentivo ao esporte e à cultura. Esta captação é muito mais fácil no âmbito de uma fundação, rigorosamente fiscalizada que é pelo Ministério Público.

O Conselho entendeu que era importante que a FUNCAP tivesse independência em relação ao Clube. O Estatuto aprovado prevê um formato de gestão imune às interferências políticas. A ideia é agregar atleticanos ilustres – que querem trabalhar pelo Atlético, mas preferem não se envolver diretamente na gestão do Clube. E dar a estes atleticanos a confiança de que a FUNCAP está a serviço da marca do clube, mas acima de eventuais divergências internas. Só assim a FUNCAP terá a credibilidade necessária para cumprir seus objetivos. Todos os membros de todos os órgãos da FUNCAP são eleitos, com mandatos por três anos, com uma só reeleição. Os membros vitalícios dão a necessária estabilidade e independência à FUNCAP, mas temos de lembrar que estes membros são escolhidos pelo próprio Conselho Deliberativo do nosso Clube.

A FUNCAP é, em larga medida, fruto da pesquisa de fundações de Clubes nacionais e, sobretudo, europeus. Reunimos o que havia de mais moderno na concepção do modelo e do Estatuto de nossa fundação.

Ao contrário do que alguns sugeriram, o enorme patrimônio do Clube segue apenas com o Clube. O futebol profissional nem sequer poderia ser transferido para a fundação, por questões legais.

A FUNCAP não substitui o CAP. Têm objetivos inconfundíveis, mas orientados na mesma direção: a construção do Atlético Paranaense do Futuro.

Antonio Carlos de Pauli Bettega
Presidente do Conselho Deliberativo do CAP

Mario Celso Petraglia
Presidente do Conselho Administrativo do CAP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s