Deixe um comentário

Atlético Paranaense disputará sua quarta Libertadores da América

32865_13865413760_thumb-5-3

O “El Paranaense” voltou. Após a goleada sobre o Vasco da Gama por 5 a 1, na Arena Joinville, na última rodada do Brasileirão, o Furacão garantiu uma vaga para a Libertadores da América do ano que vem. Esta será a quarta participação do CAP na principal competição do continente. As outras edições disputadas pelo Atlético Paranaense foram em 2000, 2002 e 2005.

A estreia em 2000 marcou uma das melhores campanhas da primeira fase daquele ano, com cinco vitórias e um empate. O Furacão deixou para trás Nacional (Uruguai), Emelec (Equador) e Alianza Lima (Peru). Nas oitavas de final, foi eliminado pelo Atlético Mineiro, nos pênaltis.

Na participação de 2002, após ser Campeão Brasileiro no ano anterior, o Rubro-Negro foi eliminado na primeira fase com uma vitória, dois empates e três derrotas. Além do Atlético Paranaense, o grupo era formado por América de Cali (Colômbia), Olmedo (Equador) e Bolívar (Bolívia).

A campanha de 2005 foi a melhor do Furacão em Libertadores, terminando a competição com o vice-campeonato. Na primeira fase, o clube se classificou com três vitórias, um empate e duas derrotas, no grupo que contou com América de Cali (Colômbia), Libertad (Paraguai) e Ind. Medellín (Colômbia).

Nas oitavas de final, o Rubro-Negro eliminou o Cerro Portenho (Paraguai), nos pênaltis. Na fase seguinte, o adversário foi o Santos e a classificação aconteceu com vitória na Vila Belmiro. A semifinal teve como adversário o Chivas (México) e o CAP garantiu a vaga na final com uma goleada por 3 a 0 na Arena e empate em 2 a 2 no México. Na final, o Atlético não pode atuar em seu estádio e empatou com o São Paulo no Beira-Rio e perdeu no Morumbi.

Em 2014, o CAP voltará a escrever sua história na maior competição da América do Sul.

Foto: Gustavo Oliveira / Site Oficial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s