Deixe um comentário

Informações sobre o andamento das obras da Arena dos Paranaenses – Agosto 2013

Os trabalhos na Arena continuam em ritmo acelerado. A reforma e a ampliação acontecem para que o estádio receba as partidas da Copa do Mundo de 2014 em Curitiba. No último mês (agosto/2013) foram feitos os ajustes finais na viga principal da estrutura metálica da cobertura, início da instalação da segunda viga, no Setor Brasílio Itiberê, e das vigas secundárias. Além disso, diversos trabalhos de acabamentos internos estão sendo feitos. Veja o andamento de cada setor da Arena:

– Terraplanagem:

Continua sendo removido aterro existente para nivelamento do terreno e execução de fundações e outras estruturas principalmente nas áreas 9 e 10 – nas ruas Buenos Aires e Brasílio Itiberê – para continuidade das obras do estacionamento.

A área do gramado também recebeu a movimentação de terra e está no nível necessário, para, no momento oportuno, iniciar as obras de construção do campo de jogo. O espaço será reconstituído com elementos como drenagem e irrigação. Neste momento, a área está sendo ocupada pelos andaimes e guindastes para montagem da cobertura metálica do estádio. O início dos serviços do campo está previsto para os primeiros dias do próximo mês de Novembro.

As demais áreas de todo o projeto do novo estádio que dizem respeito à movimentação de terra estão 100% concluídas.

– Demolições:

A Arena passou por demolições em vários setores para ampliar o estádio e adaptá-lo às normas da FIFA. Camarotes, cabines de imprensa, escadas de acesso, bilheterias, fosso, lojas internas, vestiários, academia e churrascaria foram alguns dos espaços que sofreram mudanças.

Também foi removida a estrutura de concreto no último nível dos degraus das curvas do setor Getúlio Vargas para a construção das esquinas e complementação dos degraus para a uniformização das arquibancadas.

As torres também foram retiradas para eliminação de todos os pontos cegos do estádio. Foi concluída ainda a demolição do primeiro prédio do Exército, liberando a área para os serviços necessários. O local receberá elementos da entrada principal da Arena e a construção do enquadramento do prédio (esquina).

– Fundações:

Os serviços de fundações estão praticamente concluídos

– Construção Civil

Infra Estrutura – Blocos

Assim como as fundações (estacas), os blocos para receber a construção dos respectivos pilares estão nestas condições:

Estacionamento – Setor 9 – 70% executados, faltando -30% a realizar.

Passarela – setor -10 – 90% executados – 10% a realizar.

Demais setores 100% finalizados.

Super Estrutura – Pilares:

Igualmente, as situações dos pilares por setores estão demonstradas abaixo:

– Estacionamento: Setor 9 – 50% executados – Buenos Aires / Getúlio Vargas – 1º nível: Setor 10 – 80% executados – Buenos Aires / Getúlio Vargas – 3º nível: Setor 10 – 50% executados

Lajes:

A laje do primeiro nível receberá o novo hall de acesso ao público, onde ficarão as áreas de alimentação da Arena. O segundo nível contemplará a área VIP e o terceiro nível será para acesso dos torcedores no piso superior.

– Estacionamentos – Setor  9 –  30% executados – Buenos Aires / Setor 10 – 1º nível: 70% executados – Buenos Aires / Setor 7 – 3º nível: 50% executados – Buenos Aires / Fachada – do prédio 4º nível: 50% executados

Demais áreas destes setores – 100% – executadas.

Escadas:

Foram construídas novas escadas no Setor Madre Maria, que ligarão a arquibancada inferior à arquibancada superior (nos mesmos moldes das escadas já existentes): 100% executadas!

Foram iniciadas as instalações das escadas internas em aço nas 4 esquinas, sendo o primeiro no  setor 5 – Esquina Getúlio Vargas/Coronel Dulcídio. Estas escadarias, amplas e funcionais serão utilizadas dentro das exigências do Projeto de Tráfico de Multidões para entrada/saída do publico em geral, desde o térreo até o nível P3.

Alvenaria:

Estão sendo realizados os serviços de alvenaria em todos os níveis internos e todos os setores do estádio. Também já foram iniciados os trabalhos de reboco e revestimento em cerâmica das alvenarias que receberão banheiros, bares, salas técnicas e vestiários. A Arena recebe também a colocação de pisos nos corredores e banheiros e acabamentos nos camarotes.

Degraus:

A Arena recebeu parte dos degraus pré-fabricados em concreto da arquibancada nova. Todos os degraus foram instalados no Setor Brasílio Itiberê e também na curva da Coronel Dulcídio com a Getúlio Vargas. A área VIP do estádio teve o término da concretagem e houve a revitalização dos degraus das arquibancadas superiores.

– Instalações (Hidráulica, Elétrica, Ar Condicionado e TI):

Continuam sendo feitas as instalações de vários elementos, como toda a parte hidrosanitária dos vestiários e arquibancadas (esgoto, esgoto cinza, água potável e água de reuso). Já foram iniciadas também as partes elétricas, de TI e de ar condicionado, com a colocação de dutos de exaustão em todos os banheiros e a montagem dos equipamentos principais das estruturas necessárias.

– Estruturas metálicas

No eixo A e B da reta da Rua Brasílio Itiberê (entre os setor 9 estacionamento X setores 1-2-3) foi iniciada a montagem do prédio metálico que dará acesso às áreas Vips do estádio e também acesso às áreas técnicas e de imprensa.

– Cobertura:

A montagem da primeira viga principal da estrutura metálica da cobertura já foi concluída, na reta da Getúlio Vargas, assim como a retirada das torres de andaimes de escoramento. A segunda viga principal, na reta da Brasílio Itiberê está em andamento, com mais de 50% concluída. Foram instaladas oito vigas secundárias, que completarão a estrutura da cobertura.

Confira na tabela abaixo, as porcentagens de andamento da obra, com base nos dados de 31 de agosto. A obra nova se refere à construção do centro de imprensa e estacionamento. A reforma e ampliação são específicas da obra do estádio.

 

Andamento-Agosto13

 

Veja fotos do andamento das obras da Arena:

Estrutura para alteração da fachada frontal da Arena – 04/09/13:

 

04-09-103

 

Estrutura para alteração da fachada frontal da Arena – 06/09/13

06-09-84

 

 

Montagem do prédio metálico – 06/09/13:

06-09-109

09-09-26

Escadas internas em aço (Getúlio Vargas/Coronel Dulcídio) – 05/09/13:

06-09-117 escadas

Colocação dos pisos dos corredores de circulação de público – 09/09/13:

09-09-12 piso

Revitalização dos degraus das arquibancadas superiores – 06/09/13:

06-09-71

Vigas secundárias da estrutura da cobertura na reta da Getúlio Vargas – 04/09/13:

vigas secundarias

Viga principal da cobertura na reta da Getúlio Vargas – 06/09/13:

viga principal da cobertura

Viga principal da cobertura na reta da Brasílio Itiberê – 17/09/13:

17-09-52

Vista externa do Setor Brasílio Itiberê – 06/09/13:

06-09-87

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s