Deixe um comentário

Estádio Joaquim Américo Guimarães, 99 anos!

31778_13784837590_thumb-5-3

Há exatos 99 anos era inaugurado o estádio mais antigo do Paraná. No dia 6 de setembro de 1914, um jogo comemorativo entre o Internacional F.C. e o Flamengo marcou a abertura de um sonho de Joaquim Américo Guimarães, então presidente do International Foot-Ball Club.

E para comemorar a data, no mês do aniversário da casa de todos os atleticanos, o Clube Atlético Paranaense fará concursos exclusivos e com grandes novidades para os Sócios Furacão.

Sócios, aguardem as novidades e relembrem um pouco da história da casa dos atleticanos:

Tudo começou em 1913, quando alugou uma chácara no bairro Água Verde pelo período de 10 anos e iniciou a construção de uma arquibancada de madeira.

O Clube Atlético Paranaense surgiu 10 anos mais tarde da fusão do Internacional com o América e renovou o contrato de aluguel por mais cinco anos. Para homenagear o idealizador, batizou o estádio de Joaquim Américo Guimarães. O terreno tornou propriedade atleticana no dia 29 de novembro de 1933

Em 1967, foram realizadas novas reformas. Novos degraus de arquibancada, novos vestiários e novo alambrado. O gramado também foi inteiro trocado. Já na década de 80, ocorreu uma nova ampliação das arquibancadas e novo sistema de iluminação. A arquibancada em frente às sociais recebeu cadeiras e cobertura com telhas novas.

Em 1986, o Atlético Paranaense passou a mandar seus jogos no estádio do Pinheirão e só voltou a jogar na Baixada em 1994, após ampla reforma e ampliação. Com capacidade para 20 mil pessoas, o jogo de reinauguração ocorreu no dia 22 de maio. Vitória de 1 a 0 do CAP sobre o Flamengo.

O estádio recebeu a sua maior alteração e iniciou a construção da Arena em dezembro de 1997, em um projeto ousado e inovador.

A inauguração, no dia 24 de junho de 1999, foi um dos maiores espetáculos que a cidade de Curitiba já presenciou. A partida que marcaria o retorno do Atlético para a sua casa estava marcada para a noite de quinta-feira, mas desde a manhã já era possível ver camisas e bandeiras rubro-negras pela cidade.

A empolgação da torcida era algo contagiante, pois durante os 18 meses de construção muitos acompanharam as obras no Mirante, que virou um ponto de encontro dos rubro-negros e também serviu como local para a conquista de novos atleticanos.

Dentro da Arena, o Atlético Paranaense conseguiu resultados expressivos que levaram a conquistas como Seletiva da Libertadores (1999), o Campeonato Brasileiro (2001) e dois vice-campeonatos: Brasileiro de 2004 e Copa Libertadores da América de 2005.

Dez anos depois da construção, o CAP inaugurou o Setor Brasílio Itiberê na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, no Campeonato Brasileiro.

No dia 04 de outubro de 2011 aconteceu o reinício das obras de reforma e ampliação da Arena da Baixada para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, representando uma nova fase para o Estado do Paraná, para a cidade de Curitiba e para o Clube Atlético Paranaense. A Arena contribuirá para deixar um legado de grande relevância para toda a população paranaense.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s