Deixe um comentário

Valcke: “Jornada rumo a 2014 na reta final”

1958367_FULL-LND

Prezados amigos do futebol,

Cerca de um mês atrás, celebramos uma fantástica final no Maracanã para concluir a Copa das Confederações da FIFA 2013. Todos os jogos nos seis estádios contaram com um ambiente que todos passamos a esperar da Copa do Mundo da FIFA. O mérito disso foi da torcida brasileira. Os jogadores foram incentivados por uma onda de entusiasmo dos torcedores, e a Seleção contribuiu para a emoção e o agito com desempenhos cheios de determinação e coragem. O Brasil 2013 e suas partidas excepcionais transformaram essa competição em um evento esportivo altamente atraente.

Após anos de planejamento, a Copa das Confederações da FIFA foi sem dúvida o primeiro teste verdadeiro para nós, organizadores. Todas as pessoas envolvidas atestaram que o torneio funcionou de forma bem-sucedida e as seleções, de acordo com os comentários recebidos, se sentiram em casa no Brasil.

É claro que houve algumas dificuldades e deficiências. É por isso que este evento era tão importante. Ficamos muito satisfeitos de que elas tenham acontecido agora, para que possamos trabalhar para melhorar esses aspectos para 2014. Não se pode esperar que tudo funcione perfeitamente em estádios novos em folha. É nisso que concentraremos nossos esforços, já que buscamos garantir que a Copa do Mundo da FIFA seja um sucesso estrondoso para as seleções, as torcidas e, principalmente, para o país-sede, o Brasil. Um sucesso que possa ser sentido muito tempo depois do último apito final pelo povo brasileiro, que também se beneficiará de inúmeras melhorias infraestruturais, a maioria delas como parte de projetos acelerados pela realização da Copa do Mundo da FIFA.

“Só” é uma simples palavra de duas letras que tem um duplo significado quando aplicada ao pontapé inicial da Copa do Mundo da FIFA. Por um lado, expressa a impaciência e a entusiasmada expectativa pelo início da competição, alimentadas pela reta final das eliminatórias em todo o planeta e pelo começo da venda de ingressos no dia 20 de agosto. Faltam só 313 dias para 12 de junho de 2014, quando a longa espera finalmente chegará ao fim.

Por outro lado, essas duas letras refletem o intenso esforço dos organizadores – aqui, me refiro ao COL, à FIFA e especialmente às cidades-sede, aos estados e ao governo federal – para garantir que tudo esteja pronto a tempo. São “só” 11 meses antes de o árbitro apitar o início do jogo de abertura em São Paulo e o torneio começar para valer.

As atenções cada vez mais se voltam ao esporte em si. Foram marcados 1.837 gols até agora em 648 partidas das eliminatórias, com uma média de três por encontro. Restam só 172 jogos para que saibamos a escalação final das 32 seleções participantes. Nenhuma delas teve mais pressa do que Japão, Austrália, Irã e Coreia do Sul, que se tornaram os primeiros a se unir ao Brasil e realizar o sonho de competir no grande torneio em junho e julho do ano que vem. Atualmente, 87 equipes continuam na disputa pelas 27 cobiçadas vagas restantes ao longo das próximas semanas. Por essa razão, já estamos procurando o local onde o seminário para as seleções será realizado, contando com as presenças de todos os técnicos e assessores das delegações em fevereiro de 2014. Florianópolis é uma opção, mas a decisão sobre onde o evento acontecerá será tomada por volta de outubro deste ano.

Os preparativos para o principal torneio do futebol cresceram ao ponto de se tornar um enorme empreendimento coletivo tanto para os representantes da área esportiva quanto para os do país-sede, enquanto os trabalhos continuam em bom ritmo. Imediatamente depois da Copa das Confederações da FIFA, todos os envolvidos nos reunimos e avaliamos o que aprendemos, e reforçaremos qualquer ponto frágil ao longo dos próximos meses. O processo é contínuo, pois haverá um seminário detalhado com a participação das 12 cidades-sede no início de agosto, algo que, a partir de agora, se tornará um foro mensal de diálogo e coordenação entre o COL, a FIFA, as cidades-sede e o governo federal. Paralelamente a esses foros, a FIFA, em conjunto com os representantes do país-sede, realizará três treinamentos para operadores sobre a gestão sustentável dos estádios após 2014. O primeiro acontecerá em Curitiba já em meados de agosto.

Para nós, organizadores, o principal foco agora são os 12 estádios, sendo que naturalmente haverá um monitoramento mais firme das seis arenas ainda em construção. O segredo fundamental do êxito do grande torneio do ano que vem é que possamos começar a instalar a infraestrutura complementar de tecnologia da informação, telecomunicações e transmissão de rádio e TV já no início de 2014 em todos os estádios – antes do que conseguimos fazer para a Copa das Confederações –, de modo a dar tempo para os testes e ajustes necessários. Os eventos e jogos realizados em cada arena – sejam partidas normais do Campeonato Brasileiro ou outros torneios – serão cruciais para testar as instalações, incluindo o transporte público e o grau de formação dos supervisores de segurança e voluntários durante eventos reais.

Em relação a enfrentar as tarefas e dificuldades encontradas, é ótimo que o COL já tenha nomeado todos os gerentes das 12 cidades-sede, para que eles possam se envolver de perto com as operações do dia a dia. Seu foco de atenção serão os estádios e os aspectos ligados às operações em dias de jogos, oferecendo apoio às autoridades locais e às sedes.

Realmente não vejo a hora de minha próxima viagem ao Brasil, entre 19 e 22 de agosto, depois de minhas férias, quando visitarei os estádios e outros projetos vinculados à Copa do Mundo da FIFA em São Paulo, Curitiba e Manaus.

Nesse período, também daremos início à venda de ingressos, que acontecerá às 12h CET (7h de Brasília) do dia 20 de agosto no www.fifa.com. Atualmente, estamos fazendo um grande esforço para garantir que possamos oferecer o melhor serviço aos torcedores, incorporando o que aprendemos com as experiências anteriores. Mas ninguém precisa esperar por esse momento exato para fazer sua solicitação de ingressos. Isso porque não importa se você fizer o pedido em 20 de agosto ou 10 de outubro (quando se encerra a primeira fase de vendas), já que reuniremos todas as solicitações e, a seguir, realizaremos um sorteio para as categorias e jogos que tiverem mais pedidos do que assentos disponíveis.

O próximo grande marco no longo caminho rumo à Copa do Mundo da FIFA no Brasil é o sorteio dos grupos no dia 6 de dezembro na Costa do Sauípe, na Bahia, quando as 32 seleções classificadas e suas torcidas em todo o mundo conhecerão a identidade de seus adversários na primeira fase. Já estamos trabalhando juntos num só ritmo no conceito criativo desse importante evento, que deve ter uma audiência global comparável à de um jogo da Copa do Mundo da FIFA.

A contagem regressiva para 2014 segue inexorável, ganhando intensidade de forma gradual, mas constante.

Até logo,

Jérôme Valcke

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s